As teoria Prescritiva do Cuidado contribui ainda hoje para fundamentar ainda mais a prática ao explicar suas abordagens. A teoria traz vários fundamentos de aplicabilidade nas mais variadas situações. Elas servem como referencial para atividades práticas e identidade do profissional de enfermagem, assim como favorecer a pessoa que recebe o cuidado. Ela oferece uma estrutura sólida para fazer e os procedimentos de enfermagem.
A Teoria de Enfermagem Clínica de Ernestive Wiedenbach, contribui para que possamos avaliar as dificuldades de cada um dos pacientes, utilizar um planejamento para o tratamento da queixa e avaliar a melhora de cada paciente com um olhar holístico.
A Teoria também nos mostra que devemos tratar cada paciente com respeito e profissionalismo.
A teoria de Ernestine é utilizada diversas vezes no ramo da Enfermagem. Ela abrange um tipo de cronograma a ser seguido com o paciente independente da queixa ou doença do mesmo. Mostra até hoje extrema eficácia como ferramenta para cessar a necessidade de cada paciente de forma organizada, planejada e holística.
Os fundamentos, filosofia e objetivo da teoria podem dar respostas precisas sobre como o cuidado de enfermagem pode ser eficaz para suprir as necessidades de ajuda para pessoas com diversos e diferentes tipos de doenças.
(CHINN, JACOBS, 2002)