sábado, 27 de abril de 2019

Biografia de Ernestine Wiedenbach




       Ernestine Wiedenbach nasceu na Alemanha em 1900 e migrou para os Estados Unidos ainda na infância. O interesse dela pela Enfermagem se desenvolveu quando sua avó ficou doente. Ela também gostava de ouvir histórias de um jovem estudante médico, amigo de sua irmã, que lhe contava sobre suas experiências no hospital e se impressionou com o papel das enfermeiras.  (TOMEY, ALLIGOD, 2005).

        Se graduou em licenciaturas de humanidades no Wesley College em 1922, logo após graduar-se ela se matriculou na escola de enfermagem do Hospital Johns Hopkins, aonde se graduou em 1925. Em seguida foram oferecidos vários empregos como supervisora em hospitais importantes dos Estados Unidos, porem ela decidiu trabalhar no Johns Hopkins e mais tarde no hospital de Bellevue em Nova York como enfermeira-supervisora.
        Em 1934, concluiu mestrado em saúde pública no
Teachers College da Universidade de Columbia.
         
        Wiedenbach deixou o trabalho no hospital, e dedicou-se a saúde pública trabalhando como enfermeira no Henry Street Settlement para a Associação para Melhoria das Condições dos Pobres, AICP. (SITZMAN, EICHELBERGER, 2004).

         Trabalhou também como escritora no Jornal Americano de Enfermagem (American Journal of Nursing). Após o bombardeio de Pear Harbor, ela continuou trabalhando através da NIB preparando enfermeiras para a segunda guerra mundial.

         Depois obteve grau de especialista como enfermeira obstétrica, por volta de 1946 na Maternity Center Association de Nova York. Em 1952 foi nomeada para o corpo docente da Universidade de Yale, e colaborou com Patrícia James e Willian Dickoff para definir a Enfermagem como conceito e filosofia. (SITZMAN, EICHELBERGER, 2004; TOMEY, ALLIGOD, 2004).

          Sua primeira publicação é datada em 1958 onde escreveu seu primeiro livro intitulado de Family-Centered Maternity Nursing no qual a teórica descreveu suas idéias sobre a enfermagem como um conceito e filosofia baseada em seus anos de experiência profissional na área da Enfermagem, além de um abrangente texto sobre enfermagem obstétrica, publicou também uma série de artigos clássicos sobre a aplicação da teoria na prática juntamente com Patrícia James e Willian Dickoff (TOMEY, ALLIGOD, 2005).

           Em 1964, escreveu outro importante livro: Clinical Nursing: A Helping Art (New York, Springer), onde definiu os fundamentos de sua teoria. Em 1970, expôs a essência de sua teoria no texto Nurses wisdow in nursing theory (BENNET, FOSTER, 2000).

           Ernestine se aposentou em 1966 e foi morar em Miami na Flórida. Em 1978, recebeu o prêmio do Hatie Hemschemeyer do American College of Nurse Midwives por suas realizações excepcionais na vida profissional. Ela nunca se casou ou teve filhos e veio a falecer aos 97 anos de idade, em março de 1998. (SITZMAN, EICHELBERGER, 2004; BENNET, FOSTER, 2000).